Notícias

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias

Você usa o Linkedin corretamente?

06 de maio de 2019

O Linkedin é uma rede social essencial para quem deseja adquirir uma boa rede de contatos profissionais atualmente. Saiba como utilizá-lo corretamente acessando

 

 

 

Com o desenvolvimento de uma sociedade e, consequentemente, um mercado de trabalho mais imenso nas redes, existe grande necessidade do trabalhador estar presente em redes sociais especializadas em redes de contatos profissionais. Apesar das redes mais populares cumprirem parte do papel de garantir bons relacionamentos para a carreira, como o Facebook e o Twitter,  é no Linkedin que você encontra uma estrutura totalmente feita para expôr sua carreira profissional, firmar bons contatos e conhecer pessoas que podem contribuir para o seu futuro!

O que é o Linkedin?

Criada em 2003 por Reid Hoffman (também criador do PayPal e um dos mais respeitados investidores do mundo) com o objetivo de aproximar profissionais e empresas na internet, a rede social é hoje a referência para quase todos os negócios para diversas finalidades: debates  sobre o mercado, estudar indivíduos e empresas modelos para o seu tipo de negócio e, especialmente, tornar mais prático e completo o relacionamento entre trabalhadores do mundo inteiro, especialmente se tratando em empresas, que usam o Linkedin para recrutamento de funcionários.

Dicas para usar o Linkedin

O cadastro no Linkedin é feito gratuitamente e seu uso é bem fácil de aprender, mas ao contrário do Facebook e outras redes de uso mais descontraído, é preciso se atentar a alguns bons hábitos que podem impulsionar o seu perfil e aumentar as suas chances de conseguir de chamar atenção de diversas empresas!

 

Confira as dicas que preparamos para você:

 

Use o Linkedin para procurar vagas de trabalho do seu interesse. Com ele, é possível programar alertas por e-mail que irão sinalizar para você toda vez que uma vaga na sua área aparecer.

 

Convide não somente pessoas conhecidas para estruturar sua rede de contatos! Uma das vantagens do Linkedin é entrar em contato com pessoas cuja ligação é baseada na área de trabalho, criando laços que podem se tornar decisivos para a sua carreira. Porém, é claro, sempre priorize pessoas que você conhece e confia.

 

Utilize o e-mail no Linkedin, tanto para encontrar pessoas na rede social a partir da sua lista de contatos quanto para colocar seu endereço eletrônico em seu perfil, tornando mais prático o uso.

 

Para engajar ainda mais as suas conexões e aumentar o nível de relacionamento na rede, escreva postagens relevantes, que agreguem com informações ou debates construtivos para o seu segmento de atuação.

Cuidados no uso do Linkedin

Os usos do Linkedin são extremamente variados e úteis para qualquer profissional, porém, ao contrário de redes mais focadas para o relacionamento pessoal, o usuário precisa se atentar a alguns detalhes para evitar comprometer negativamente sua imagem a partir da rede:

 

Desde a foto de perfil, tente sempre parecer menos despojado e mais profissional.

 

Tenha cuidado com o Português. Pense no seu perfil como um currículo (até porque, de certa forma, ele também é): não seria benéfico um recrutador encontrar erros de Gramática e coerência nele, não é mesmo?

Em postagens, seja sucinto, priorizando a informação, mas também ser parecer formal demais para entediar o leitor.

 

Ao invés de ficar toda hora focando em escrever sobre suas experiências, escreva principalmente sobre os resultados alcançados.

 

Não faça postagens pessoais demais, falando sobre família, hobbies e amigos, a não ser que isso tenha vínculos profissionais relevantes para escrever postagens relevantes.

 

Basicamente, evite piadas, especialmente as desnecessárias e que podem ser ofensivas a alguém.

 

Quer mais dicas sobre como aprimorar sua carreira profissional? Ligue ligado para mais conteúdos do CEBRAC!

Sobre

A Agência de Empregos Cebrac tem por finalidade, auxiliar
o candidato a encontrar sua vaga no mercado de trabalho.

Buscar Vagas

Empresas

Acompanhe