Notícias

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias

Qual o melhor modelo de currículo para a vaga dos seus sonhos?

16 de janeiro de 2020

Na hora de escolher o modelo de currículo é preciso pensar no perfil da vaga e da empresa

Você está em busca de um emprego? Não sabe escolher o modelo de currículo certo?

Sabemos que para construir um currículo visualmente adequado pode ser um fator determinante para criar uma boa impressão e despertar interesse para continuar participando do processo seletivo. Porém, saber fazer isso nem sempre é uma tarefa simples.

 

Para acertar na hora de escolher qual formato adotar, a gerente de treinamentos do Cebrac, Flávia Teixeira aconselha o candidato a fazer uma análise sobre o perfil que sua profissão ou vaga que está buscando possui.

"No caso de um alguém da área administrativa, o ideal é fazer um currículo tradicional, organizado de forma clara e objetiva. Já um profissional de design, é legal ser criativo no layout para deixar o documento mais atrativo", afirma Flávia.

Outra orientação, é pesquisar a respeito da empresa para qual pretende trabalhar.

Vale por foto?

A regra também vale quando o assunto é foto no currículo. Se a vaga não pede e o candidato não sabe se deve ou não adicionar, é melhor não arriscar.

Contudo, se para o profissional, vincular sua imagem ao seu perfil for um jeito interessante de se "vender", é importante escolher um retrato que demonstre qualidades admiradas pela empresa, como profissionalismo e organização.

 

"Enxergo com bons olhos currículos com foto, desde que a imagem seja condizente com a função que o candidato busca. É necessário também ser bem feita, sem um ambiente bagunçado de cenário, de preferência com uma cor sólida ao fundo", recomenda Flávia.

Ela ressalta que a pessoa precisa estar com uma postura que remete seriedade e comprometimento. "Nada de colocar uma foto com cachorro, filho, marido ou na praia", explica nossa especialista.

 

E o conteúdo?

Superada a etapa de escolher o design do documento, é hora de saber quais informações merecem ser mencionadas.

Apesar de haver padrões de temas que devem constar no currículo, dependendo do perfil do candidato, esses tópicos podem e devem ser adaptados. Confira as dicas da nossa especialista.

Jovem aprendiz e estagiário

Jovens que estão estudando podem substituir o campo onde ficaria o histórico profissional por um tópico que descreva experiências ou vivências anteriores, como cursos complementares, trabalhos voluntários ou projetos desenvolvidos no ambiente acadêmico, que renderam habilidades a serem aproveitadas pela empresa.

Primeiro emprego

Semelhante ao jovem que quer iniciar a vida profissional, quem não teve nenhuma experiência anterior e não está estudando, pode aproveitar para ressaltar características pessoais que sejam interessantes para a vaga.

"Habilidades comportamentais como ser comunicativo e trabalhar bem em equipe, por exemplo, são pontos positivos", sugere Flávia. Um campo com o título "Qualificações" com um texto sobre o perfil do candidato pode ser uma boa saída para preencher o currículo.

 

Profissional pleno

Geralmente esse tipo de candidato já tem alguma experiência e começa a formar sua carreira, seguindo uma área de atuação específica. Escolher um modelo que seja possível criar um espaço para descrever competência em ocupações anteriores e cursos que poderiam agregar à vaga é um diferencial.

Construir um texto no campo objetivo que fale um pouco de como o candidato poderia colaborar com a empresa a partir de suas qualificações é outra dica valiosa.

Profissional sênior

Nesses casos, como as experiências anteriores costuma ter muitas informações é preciso tomar cuidado com o tamanho do currículo. Especialistas aconselham que o documento tenha, no máximo, duas páginas.

A gerente de treinamentos do Cebrac aconselha que o candidato avalie bem o que realmente é relevante para a vaga que está sendo disputada.

 

"Não adianta colocar um curso que fez 20 anos atrás de mecânica e estar se candidatando para um cargo de gerência no setor imobiliário. Deixe esse tipo de informação para citar na entrevista, caso seja interessante", ensina Flávia Teixeira.

Se prepare com quem acredita em você!

Conheça agora mesmo os nossos cursos!

Sobre

A Agência de Empregos Cebrac tem por finalidade, auxiliar
o candidato a encontrar sua vaga no mercado de trabalho.

Buscar Vagas

Empresas

Acompanhe