Notícias

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias

Primeiro Emprego: Mitos e Verdades

25 de março de 2019

Existe, em torno do primeiro emprego, alguns mitos que acabam atrapalhando o jovem em sua busca pelo sucesso profissional. Clique e descubra como evitá-los!

 

O primeiro emprego é um grande acontecimento na vida de qualquer um, mas infelizmente é rondado por diversos mitos que mais servem para gerar pressão psicológica desnecessária do que para contribuir em sua carreira profissional. Obviamente, a primeira oportunidade no mercado, por si só, já carrega uma importância diferente para a pessoa por diversos motivos, e não é errado ficar nervoso.  

 

Porém, cair em preocupações exageradas ou em inverdades comprometedoras não é desejável para ninguém. Por isso, estar ciente da falta de veracidade sobre o assunto “primeiro emprego” é importante para que você se sinta seguro e confortável desde o primeiro dia de trabalho.

 

Confira abaixo uma pequena lista para você conhecer alguns mitos sobre o primeiro emprego:

Mito 1 - Mostrar qualidades toda hora é positivo

A partir do momento que você chega no ambiente do trabalho, o certo é querer mostrar seus talentos e aptidões para todos e a toda hora, certo? Não é bem assim… É preciso pensar que, dentro de uma empresa, existem várias pessoas colaborando coletivamente para o funcionamento dos serviços, cada um em uma função conquistada pela sua própria capacidade. Tentar exibir suas qualidade a todo momento, além de atrapalhar a concentração de todos, tende a gerar atritos internos com funcionários mais antigos.

 

Assim que chegar na empresa, exerça suas funções com profissionalismo. Deixe que o trabalho fale por você e guarde os momentos de fala e sugestões em situações relevantes, como reuniões de alinhamento e feedback.

Mito 2 - Não estudar a empresa antes

Muitas vezes acabamos nos preocupando tanto com a vaga de emprego, especialmente na função pretendida, que nos esquecemos de buscar informações sobre a empresa. É vital, desde o primeiro emprego, saber qual o ramo de atuação da organização, qual é a sua reputação no mercado e, se possível, como é o ambiente interno.

 

Isso faz você chegar mais preparado e seguro na empresa, auxiliando você a visualizar suas chances de executar um bom trabalho dentro do lugar, além de ajudar no seu planejamento de carreira.

Mito 3 - Não tomar cuidado com as redes sociais

Acredite, desde o processo de contratação a até você chegar na empresa em seu primeiro dia, as redes sociais são importantes para determinar a sua imagem para seus superiores e colegas de trabalho do primeiro emprego. Lembre-se que, como você ainda não possui experiência no mercado de trabalho, sua personalidade, comportamento e até mesmo produtividade poderão ser julgadas de alguma forma. O certo é você ter discernimento e usar as redes sociais especialmente para garantir um bom relacionamento com todos seus colegas através de conteúdos informativos e construtivos.

Mito 4 - Tudo é negociável (ou nada é negociável)

É visto, principalmente nas últimas gerações, que a habilidade de negociação com colegas de trabalho se apoia em dois extremos: ou a pessoa tende a não levar a sério suas responsabilidades, tentando resolver problemas ou situações na conversa, ou o funcionário sente medo de tentar negociar saídas ou folgas, mesmo em casos de doença, causando complicações futuras que poderiam ser evitadas com uma comunicação transparente.

 

Desde o primeiro emprego, é importante você saber que a empresa possui demandas que precisam ser atendidas através do seu esforço e capacidade, mas também é preciso estar seguro para negociar em situações de importância pessoal, afinal, uma empresa é feita por pessoas que às vezes precisam dar atenção a suas próprias condições. O equilíbrio é fundamental!

Verdade - Qualifique-se e seja destaque desde o primeiro emprego!

Não é segredo para ninguém que um bom curso profissionalizante pode determinar o rumo de sua carreira desde o primeiro emprego! Com o CEBRAC, você tem diversas especialização certificada e de qualidade para diversas áreas de trabalho, com aulas teóricas e práticas que formam profissionais prontos para o mercado desde o primeiro dia no emprego.

 

Conheça os cursos do CEBRAC!

 

Deixe nos comentários sugestões de próximas pautas para escrevermos em nosso blog! Obrigado.

 

Cadastre o seu currículo, seja encontrado e garanta seu emprego.

Cadastrar Currículo

Compartilhe

Sobre

A Agência de Empregos Cebrac tem por finalidade, auxiliar
o candidato a encontrar sua vaga no mercado de trabalho.

Buscar Vagas

Empresas

Acompanhe