Notícias

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias

Networking: entenda como aumentar sua rede de contatos

06 de setembro de 2018

Contar com um bom networking, ou seja, uma boa rede de contatos profissionais, pode alavancar a sua carreira.

Muitas vezes, utilizamos o networking em nossa rotina, mas claro, não chegamos a notar. Imagine só as vezes em que você encontrou chances de se inscrever em um curso ideal para suas necessidades ou estar presente em um evento importante apenas através de conversas de amigos? Ou talvez quando você foi chamado para uma entrevista de emprego por meio de uma indicação de um familiar?

Sim, todo mundo faz networking!

O termo é a junção de duas palavras do inglês, (net= rede e work=trabalho), que traduz todo o contato que fazemos no intuito de formar uma rede de contatos estratégica, pensado para a carreira profissional.

O networking pode ser feito nos pequenos detalhes e de forma espontânea e obviamente te ajudar a construir uma carreira de sucesso a longo prazo. Porém, fazê-lo inconscientemente pode não ser a melhor forma de construir uma rede de contatos profissionais. Como tudo relacionado ao mercado de trabalho, você também pode pensar no networking de maneira estratégica para atingir resultados maiores.

Mas lembre-se que, por mais que o networking tenha como fim transformar seus contatos em oportunidades, ele na verdade é um relacionamento, que deve ser construído . Desta forma, esses contatos não podem ser criados apenas superficialmente. Você precisa conhecer a pessoa e estabelecer um vínculo com ela, afinal, é só assim que ela confiará e pensará em você para indicações e parcerias!

Para especialistas, um network possui três níveis:

  • 1. Fornecedores e clientes de onde você trabalha, que podem trazer possíveis clientes e oportunidades comerciais (empregos, estágios, eventos);
  • 2. Prospects que podem ajudar seu negócio no futuro – políticos, futuros fornecedores, parceiros estratégicos e dirigentes de associações;
  • 3. Pessoas que fazem parte do seu network temporariamente, enquanto um objetivo é alcançado. Uma vez terminada a tarefa, termina o relacionamento.

Vale mencionar também que o networking, apesar de planejado, é algo que não possui efeitos e oportunidades imediatas na maioria das vezes. É possível que a indicação, parceria ou ajuda só aconteça em meses, ou até mesmo em anos.

Dicas para Melhorar seu Networking

Crie oportunidades

Não espere que as pessoas que podem mudar a sua carreira venham até você. Sempre que possível, participe de contextos que envolvam pessoas influentes, como eventos da sua área de atuação. Nestes, é possível você conhecer profissionais ideias para você firmar parcerias e conseguir oportunidades de trabalho.

O networking pode acontecer também de perto. Sabe aquela confraternização que você está inseguro em ir porque não tem muita proximidade com os gestores? Que sabe não é lá que você encontra a chance perfeita de firmar um relacionamento com eles?

Lembre-se das Pessoas

Quando você conversa com uma pessoa que sabe que pode fazer a diferença na sua carreira, tenha o esforço de mantê-la lembrada. Viu ela de novo em um evento inesperado? Cumprimente e converse sobre assuntos que sejam interessantes a ela. Se possível, a adicione nas redes sociais e procure interagir com ela (sempre que for conveniente, claro). Mantenha-se na memória das pessoas e isso aumentará suas chances do networking ser positivo.

Indique também!

Um boa forma de garantir que as pessoas auxiliem você profissionalmente é começar a atitude por si mesmo! Viu que abriu uma vaga na empresa que você trabalha? Indique aquela pessoa que você conversou em algum momento e sabe que ela irá saber executar bem o serviço. Isso pode ser revertido em excelentes oportunidades para você no futuro, afinal, a pessoa será grata a você pela indicação e seus gestores e parceiros também!

Tenha um objetivo

É até um clichê para quem já tem o hábito de fazer um planejamento de carreira, mas pense em que lugar você quer chegar em um espaço de tempo de 5 anos. Pensa em ser gerente do departamento que trabalha na sua empresa? Quer trabalhar em uma multinacional? Coloque a sua meta na cabeça e, na próxima vez que pensar no seu networking, direcione ele para atingir os seus objetivos.

Tenha Paciência!

Mas é claro, saiba que no mundo profissional as coisas definitivamente não acontecem do dia para a noite. É importante ter a visão de onde você quer chegar, mas também é bom ter em mente que você precisa ganhar a confiança das pessoas que você se relaciona e provar o seu potencial. No momento certo, a oportunidade aparecerá!

 

Sobre

A Agência de Empregos Cebrac tem por finalidade, auxiliar
o candidato a encontrar sua vaga no mercado de trabalho.

Buscar Vagas

Empresas

Acompanhe