Notícias

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias

Mitos e Verdades sobre o Primeiro Emprego

04 de abril de 2020

Existe, em torno do primeiro emprego, alguns mitos que acabam atrapalhando o jovem em sua busca pelo sucesso profissional

 

Quer conquistar o primeiro emprego? O CEBRAC te mostra o caminho certo! De forma geral, o primeiro passo envolve uma estratégia simples, mas bem detalhada com três etapas estratégicas que devem ser seguidas com objetividade e foco para conseguir chegar ao seu objetivo final. Sendo assim, a melhor maneira de começar a se preparar para conquistar seu espaço no mercado de trabalho é priorizando suas qualificações e capacitações com uma escola que acredita em você, o CEBRAC. Depois disso a organização de um bom currículo e a preparação para entrevistas de emprego ficam um pouco mais fácil para você estar sempre preparado para as oportunidades que surgiram na sua vida.

 

Confira abaixo uma pequena lista para você conhecer alguns mitos sobre o primeiro emprego:

 

Mito 1 - Mostrar qualidades toda hora é positivo

A partir do momento que você chega no ambiente do trabalho, o certo é querer mostrar seus talentos e aptidões para todos e a toda hora, certo? Não é bem assim… É preciso pensar que, dentro de uma empresa, existem várias pessoas colaborando coletivamente para o funcionamento dos serviços, cada um em uma função conquistada pela sua própria capacidade. Tentar exibir suas qualidade a todo momento, além de atrapalhar a concentração de todos, tende a gerar atritos internos com funcionários mais antigos.

 

Assim que chegar na empresa, exerça suas funções com profissionalismo. Deixe que o trabalho fale por você e guarde os momentos de fala e sugestões em situações relevantes, como reuniões de alinhamento e feedback.

 

Mito 2 - Não estudar a empresa antes

Muitas vezes acabamos nos preocupando tanto com a vaga de emprego, especialmente na função pretendida, que nos esquecemos de buscar informações sobre a empresa. É vital, desde o primeiro emprego, saber qual o ramo de atuação da organização, qual é a sua reputação no mercado e, se possível, como é o ambiente interno.

 

Isso faz você chegar mais preparado e seguro na empresa, auxiliando você a visualizar suas chances de executar um bom trabalho dentro do lugar, além de ajudar no seu planejamento de carreira.

 

Mito 3 - Não tomar cuidado com as redes sociais

Acredite, desde o processo de contratação a até você chegar na empresa em seu primeiro dia, as redes sociais são importantes para determinar a sua imagem para seus superiores e colegas de trabalho do primeiro emprego. Lembre-se que, como você ainda não possui experiência no mercado de trabalho, sua personalidade, comportamento e até mesmo produtividade poderão ser julgadas de alguma forma. O certo é você ter discernimento e usar as redes sociais especialmente para garantir um bom relacionamento com todos seus colegas através de conteúdos informativos e construtivos.

 

Mito 4 - Tudo é negociável (ou nada é negociável)

É visto, principalmente nas últimas gerações, que a habilidade de negociação com colegas de trabalho se apoia em dois extremos: ou a pessoa tende a não levar a sério suas responsabilidades, tentando resolver problemas ou situações na conversa, ou o funcionário sente medo de tentar negociar saídas ou folgas, mesmo em casos de doença, causando complicações futuras que poderiam ser evitadas com uma comunicação transparente.

 

Desde o primeiro emprego, é importante você saber que a empresa possui demandas que precisam ser atendidas através do seu esforço e capacidade, mas também é preciso estar seguro para negociar em situações de importância pessoal, afinal, uma empresa é feita por pessoas que às vezes precisam dar atenção a suas próprias condições. O equilíbrio é fundamental!

 

Verdade - Qualifique-se e seja destaque desde o primeiro emprego!

Não é segredo para ninguém que um bom curso profissionalizante pode determinar o rumo de sua carreira desde o primeiro emprego! Com o CEBRAC, você tem diversas opções de especializações certificadas e de qualidade para diversas áreas de trabalho, com aulas teóricas e práticas que formam profissionais prontos para o mercado de trabalho.

 

 

Conheça os cursos do CEBRAC!

 

 

João Gabriel Rodrigues | Cebrac Franchising

 

Sobre

A Agência de Empregos Cebrac tem por finalidade, auxiliar
o candidato a encontrar sua vaga no mercado de trabalho.

Buscar Vagas

Empresas

Acompanhe