Notícias

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias

Intraempreendedorismo: como empreender dentro da sua empresa

14 de dezembro de 2018


O intraempreendedorismo pode ser o que você precisa para destacar a sua empresa no mercado e alavancar a sua carreira dentro dela. Acesse e entenda o termo:

O intraempreendedorismo, apesar de aparentar, pelo termo, ser algo complexo e inalcançável, é uma prática que qualquer funcionário ou gestor de uma empresa pode colocar em prática dentro do ambiente de trabalho e atingir resultados excelentes. A partir do momento em que o desejo de mudança de todas as hierarquias da organização se torna estratégico, o intraempreendedorismo entra em vigor!

Se entendemos o empreendedor como alguém que possui a capacidade de inovar através da recriação e reinvenção dos processos e técnicas, encontrando novos mercados, produtos e soluções de negócio, o intraempreendedorismo trabalha com o mesmo espírito, mas no ambiente interno da empresa.

Isso possibilita o desenvolvimento de processos internos, pois encoraja novos rumos e estratégias para o sucesso no mercado, estes aceitos tanto pelos funcionários quanto pela alta administração. É preciso ressaltar que o intraempreendedorismo, para ser atingido plenamente, precisa ser aceito pelos dirigentes da empresa, já que muitas das ideias a serem implementadas foram desenvolvidas pelos colaboradores.

Características do intraempreendedorismo

Interdisciplinaridade

O profissional intraempreendedor é aquele que não se contenta em apenas executar suas funções estabelecidas. Ele sempre irá buscar o melhor para empresa, muitas vezes significando auxiliar seus colegas de trabalho em serviços, seja no operacional ou no estratégico.

Motivação no trabalho

O princípio do intraempreendedorismo é ir além do que as condições, estruturas e cargos pedem, ou seja, estar motivado para a mudança. E isso não é algo que pode vir apenas de um funcionário (ou gestor): estamos falando de toda uma organização motivada em procurar oportunidades nos processos de trabalho para aprimorá-lo.

Proatividade

O intraempreendedor não é alguém que espera ser chamado para resolver uma situação ou aguarda um feedback aparecer para buscar ser melhor. Ele busca, por conta própria, visualizar as oportunidades e ameaças que permeiam a sua empresa, seu cargo e até mesmo o segmento de mercado em que está inserido. Com isso, é possível ele dar dicas para a administração da empresa e seus colegas de trabalho, incentivando o desenvolvimento pessoal e profissional de todos.

Referencial

O empreendedorismo interno, no entanto, não pode ser realizado apenas com sentimentos positivos e observação. Estes são importantes, mas igualmente importantes são os estudos na área. Para que o profissional articule o intraempreendedorismo corretamente, ele precisa ter referencial teórico para entender como melhorar a sua empresa a partir da experiência e estudos de autores especializados no assunto, clássicos ou mais atuais. O importante é sempre poder contar com conteúdo de qualidade!

Inovação

Principalmente, o intraempreendedorismo é um esforço para inovar no trabalho de forma positiva, encontrando soluções que capacitam a empresa a crescer sem depender de processos convencionais ou investimentos significativos. É saber se adaptar ao contexto que a empresa está inserida, quais são os talentos da equipe e como isso pode ser usado para atingir o sucesso!

Seja capaz de aplicar o Intraempreendedorismo!

Com o curso de Empreendedorismo do CEBRAC, você se torna capaz de aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho e impulsionar a sua carreira, seja em uma empresa ou abrindo o seu próprio negócio.

Inscreva-se em nosso curso!

 

Sobre

A Agência de Empregos Cebrac tem por finalidade, auxiliar
o candidato a encontrar sua vaga no mercado de trabalho.

Buscar Vagas

Empresas

Acompanhe