Notícias

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias

Como melhorar seu perfil profissional nas redes sociais?

26 de novembro de 2018

 

Estruturar um perfil profissional, para a maioria das pessoas, envolve apenas desenvolver o currículo, acumulando experiências, cursos e outras capacitações. Alguns vão além, também conseguindo um bom networking, ou seja, uma rede de contatos profissionais influentes. Porém, em situações como processos seletivos de emprego, pensar que o que está exposto sobre você apenas fica no papel não é  totalmente certo, especialmente se você tem uma conta do Facebook.

Lembre-se: as redes sociais dizem muito sobre você.

Elas podem evidenciar se alguém está mentindo em relação ao seu currículo, podem verificar a procedência de certas experiências informadas e, especialmente, exibem a sua personalidade, gostos e posicionamentos para quem quiser ver, tornando mais fácil para qualquer recrutador eliminar você do processo seletivo caso ele veja coisas que não condizem com o perfil profissional buscado pela empresa.

Mas não pense que as redes sociais devem ser evitadas! Na verdade, elas podem ser utilizadas como ferramentas para reforçar o seu perfil profissional e aumentar o interesse de qualquer empresa em você!

Como otimizar o perfil profissional nas redes sociais?

Atualize suas experiências profissionais

Acredite, as descrições do seu perfil nas redes sociais, como no Facebook, podem ser o canal onde o empregador verá se as experiências que você colocou no currículo estão certas. Claro que isso não é uma regra, mas é sempre bom deixar todos os dados sobre a sua carreira coerentes. Isso também pode atrair pessoas que queiram trabalhar com o seu perfil profissional em buscas online (especialmente o Linkedin).

Foque no networking digital

Claro que adicionar pessoas suspeitas e sem qualquer ligação com você é algo problemático, mas sempre busque ter presente nas suas redes sociais pessoas com um perfil profissional próximo ao seu, com áreas de atuação parecidas e interesses em comum. Com interações e discussões construtivas, essa pessoa pode muito bem se tornar uma chave para que a sua imagem fique positiva e você consiga grandes oportunidades no futuro.

Não esqueça do Linkedin

Se você deseja realmente levar o seu perfil profissional ao mundo digital da melhor forma possível, concentre-se no Linkedin. Ele é uma rede social especializada  no mundo corporativo, ideal para quem busca networking e oportunidades para a carreira. Mas claro, não basta só criá-lo: você precisar atualizar sua conta constantemente e fazer postagens relevantes. Com bons feedbacks no Linkedin, é improvável que suas chances no mercado não aumentem!

Não exagere

O mais importante, independente de onde você esteja online, é sempre ter discernimento na hora de fazer postagens. Escrever sobre polêmicas, replicar discursos de ódio ou perder a paciência e ofender pessoas com certeza não agregam em nada para seu perfil profissional (e nem pessoal). Além de limitar o seu networking, perder a mão nas redes sociais pode custar como nunca a sua chance de conseguir oportunidades no mercado de trabalho.

Atente-se na linguagem!

Agora que você sabe que deve estar atento para o que posta no Facebook, Twitter ou qualquer outro lugar, você também deve prestar atenção em como posta! Revise sempre a gramática, coerência e palavreado em suas publicações. Seria um tanto problemático para você uma situação onde o recrutador vai à sua rede social e encontra inúmeras postagens cheias de palavrões e piadas de mau gosto, não acha?

Quer mais dicas para se dar bem no mercado de trabalho? Fique atento para mais conteúdo do CEBRAC!

Sobre

A Agência de Empregos Cebrac tem por finalidade, auxiliar
o candidato a encontrar sua vaga no mercado de trabalho.

Buscar Vagas

Empresas

Acompanhe