Notícias

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias

7 passos para montar um currículo incrível

19 de novembro de 2020

Procurando o seu primeiro emprego? Antes de mais nada, leia este artigo e saiba como montar um currículo incrível!

 

O primeiro emprego é um grande desafio. Apesar de existir muita energia e vontade de aprender, muitas vezes os jovens são eliminados nas entrevistas por falta de experiência.

Além disso, eles também têm que lidar com o medo e a insegurança de não saber, exatamente, como se comportar. Costumam sentir muitas dúvidas entre mostrar resultados, expressar a própria opinião ou esperar as instruções e observar os sinais ao redor.

O primeiro passo é saber construir um currículo incrível, que chame a atenção. Assim, aumentam as chances de você conquistar o primeiro emprego.

 

 

 

Como se preparar para buscar o primeiro emprego

Primeiramente, existem diversas maneiras de contornar a falta de experiência. Você pode usar estas oportunidades para se preparar para procurar o primeiro emprego. Vamos ver as mais importantes.


3 passos para criar sua própria experiência profissional

Mesmo que você seja um universitário recém formado e sem experiência nenhuma, não precisa se desesperar. Se ninguém parece estar disposto a dar uma oportunidade, você sempre pode criá-la.

Tenha em mente que a experiência não é adquirida apenas em trabalhos com carteira assinada. Existem outros caminhos que podem dar a você a vivência prática e as habilidades necessárias.


1) Faça Freelas

Fazer trabalhos temporários é uma ótima oportunidade de ganhar experiência para o primeiro emprego. Muitas empresas, atualmente, preferem terceirizar alguns serviços do que contratar profissionais permanentes.

Existem oportunidades em diversas áreas e não se costuma pedir formação completa ou específica.

 

Por exemplo, se você gosta de escrever, pode trabalhar como redator. Se é bom em programação, pode desenvolver sites para internet. Se possui talento para as artes gráficas, pode trabalhar como designer.

 

 

 

2) Busque por trabalhos voluntários

Os trabalhos voluntários são uma ótima alternativa para você enriquecer o currículo antes do primeiro emprego.

Você ganhará experiência prática na sua área, facilitando sua entrada no mercado de trabalho. E poderá construir um networking sólido, que também poderá ajudar a conseguir seu primeiro emprego por meio de indicações, por exemplo.


3) Faça cursos

O mercado cada vez mais competitivo exige que os profissionais em busca do primeiro emprego estejam em permanente atualização. Portanto, quanto mais cedo você começar, melhor será para o seu currículo.

Além disso, você também pode participar de eventos na sua área, como congressos e feiras, onde, frequentemente, são oferecidos cursos abertos.

É importante que você tenha objetivos bem definidos quando for escolher os cursos. Isso ajudará a descrevê-los no seu currículo.

 

Você também poderá, durante os processos seletivos, mostrar como eles auxiliaram na sua formação e como poderá aplicá-los no contexto da empresa. Isso fará com que seja valorizado pelos recrutadores.

 

Como elaborar seu currículo incrível

Para construir um currículo incrível e procurar o primeiro emprego, você deve lembrar tudo o que já realizou em sua vida pessoal e universitária. A partir daí, tenha em mente seu objetivo profissional e determine quais informações estão alinhadas ao emprego que você procura.

Como você ainda não terá muita experiência de mercado, o seu currículo deve demonstrar, de maneira clara e objetiva, o tipo de profissional que você é, as experiências vividas e como elas contribuíram para o seu desenvolvimento.

Nesse sentido, o ideal é detalhar muito bem a sua formação, destacando os pontos mais interessantes.

Por outro lado, seja conciso. Seu currículo deve caber em uma página. Lembre-se que os recrutadores estarão analisando dezenas de currículos e precisarão ser bem objetivos.

Logo, o currículo em que eles baterem o olho e já conseguirem analisar o perfil do candidato, irá se sobressair, aumentando as chances do primeiro emprego.

 


 

 

1) Dados Pessoais

O seu nome completo, idade e estado civil devem aparecer logo no início do documento. É fundamental incluir também telefone e e-mail para que a empresa possa contatá-lo facilmente.

Ao mesmo tempo, a foto costuma ser uma dúvida comum entre os candidatos. Coloque-a somente se for exigência para a vaga desejada. Neste caso, ela deve ser de ótima qualidade, priorizando uma postura profissional e roupas adequadas.

 

2) Objetivo Profissional

Seu objetivo profissional deve ser descrito em apenas uma linha, abordando o cargo e a área de interesse. Evite indicar mais de uma área em um mesmo currículo.

Evite também colocar algo muito genérico. Por exemplo, em vez de incluir apenas “Analista”, escreva a área específica em que deseja atuar, por exemplo: “Analista de Marketing” ou “Analista de Mídias Sociais”.


3) Formação acadêmica

Coloque todas as suas formações, abrangendo cursos, graduação, pós-graduação, MBA, extensão, entre outras. Indique as mais recentes em primeiro lugar. Inclua o nome da instituição de ensino, o curso realizado e as datas de início e término.

 

4) Experiência profissional

Este é um dos campos mais importantes. Mencione nome da empresa, cargo, período de atuação e suas atribuições de forma sucinta. Mas esteja atento para a descrição das atividades desenvolvidas, pois é através deste item que o recrutador conhecerá o seu potencial.

 

Mesmo que você nunca tenha trabalhado formalmente, você deve detalhar as experiências. Seus estágios, trabalhos em empresa júnior, contratações como freelancer e voluntário contam como experiências profissionais.

 

 

 

 

5) Idiomas

Dominar outro idioma, como o inglês, por exemplo, ainda é um diferencial. Há consenso entre especialistas que aprender inglês é essencial, em muitas áreas, para quem busca um primeiro emprego no mercado.

Indique o idioma e o nível de conhecimento que possui. Logo, se você ainda estiver estudando, deixe isso claro no currículo.


6) Cursos e certificações

Aqui você deve listar os cursos e certificações realizados, relacionados ao cargo em que está se candidatando. Coloque o tema, a carga horária e o nome das instituições onde foram realizados.

Existem conhecimentos que são importantes em todas as áreas, como ferramentas de informática e internet. Assim também, vale a pena você indicar o nível real de conhecimento técnico nestes itens.


7) Outras experiências

É aqui que você colocará qualquer outra experiência que considerar válida para o cargo que está concorrendo.

Por exemplo, fale das suas viagens, trabalhos voluntários, entre outras.

O critério é identificar se estas experiências contribuíram com conhecimentos e habilidades que serão necessárias. Ao mesmo tempo, esteja pronto para falar sobre elas durante a entrevista.


Conclusão

 

Agora você já sabe como construir um currículo incrível para conquistar seu primeiro emprego. Por fim, você terá um documento feito para impressionar os recrutadores, aumentando as chances de ser chamado para as entrevistas de emprego.

 

 

 

 

 

 

Sobre

A Agência de Empregos Cebrac tem por finalidade, auxiliar
o candidato a encontrar sua vaga no mercado de trabalho.

Buscar Vagas

Empresas

Acompanhe