Notícias

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias

7 dicas para conciliar os estudos e vida social

05 de outubro de 2021

Está difícil equilibrar estudos e vida social? Siga nossas dicas e você verá que essa tarefa é mais fácil do que parece.

CAPA (4) 

 

Acordar cedo. Ir para os cursos. Estudar. Trabalhar. Passar horas no trânsito. Dentre tantas atividades do dia-a-dia, tem se tornado cada vez mais difícil achar um tempinho para curtir com aqueles que amamos. Será que é possível conciliar estudos e vida social?

Se você está fazendo algum curso ou estudando para entrar na faculdade, provavelmente já cansou de ouvir sobre a importância de se dedicar aos estudos.

Mas a verdade é que conciliar estudos e vida social não é uma tarefa tão impossível quanto parece.

 

Como conciliar estudos e vida social?

A chave para muitos dos problemas que enfrentamos durante os estudos está em duas palavras: responsabilidade e organização. Para adaptar estudos e vida social, é preciso buscar o equilíbrio. Estudar é importante, mas passar horas a fio estudando não é eficiente nem saudável.

Por isso, apresentaremos algumas dicas para buscar tal estabilidade.

FOTO 1 (6) 

 

 

1. Monte um cronograma de estudos

A chave para atravessar o período de estudos sem arrancar os cabelos é organização. Durante suas aulas, os professores provavelmente passarão uma quantidade enorme de textos e trabalhos.

É normal entrarmos em desespero e acharmos que tudo tem que ser feito para ontem. É aí que o cronograma de estudos entra.

Seus professores passarão datas finais para os trabalhos e textos. Assim, é importante anotá-las para saber o que exigirá mais dedicação e quando você deverá se concentrar mais nos estudos.

No entanto, não é necessário nem saudável tentar ler todos os textos e fazer todos os trabalhos já no primeiro instante. Tendo essa consciência, será fácil decidir, semanalmente, quanto estudar e qual matéria se dedicar com mais afinco.

Dessa forma, é possível equilibrar estudos e vida social com mais facilidade.

2. Aproveite o momento

Defina uma quantidade de horas por dia que você deseja se dedicar aos estudos e cumpra esses horários. Assim, quando estiver estudando, foque no que estiver fazendo e, quando estiver com os amigos e família, não pense em assuntos relacionados aos estudos.

Muitas pessoas tentam ter balanço entre estudos e vida social. Porém, quando sentam para estudar, passam metade do tempo falando com os amigos em redes sociais e, quando saem com os amigos, se preocupam com os estudos.

A chave para resolver esse problema é focar na tarefa feita naquele momento. Quando estiver estudando, desligue o celular ou coloque-o no mudo. Quando estiver com os amigos, não fique se preocupando com o que você ainda terá que fazer naquela semana.

Esse tipo de atitude é uma das principais responsáveis pelo aumento de casos de ansiedade. Dedique-se aos momento nos estudos e vida social. Mais vale duas horas estudando focado do que oito horas mal estudadas.



FOTO 2 (6) 

 

3. Estabeleça prioridades

Provavelmente, após seu primeiro semestre, você perceberá que seus professores passarão uma carga de estudos e tarefas muito maior do que o que será de fato exigido para a prova ou trabalho final.

É normal que isso aconteça. Isso porque os professores necessitam abranger uma enorme variedade de assuntos durante o semestre. Entretanto, cabe ao aluno filtrar o que será ou não prioridade de acordo com sua intenção.

Faça uma lista de prioridades focada nas suas intenções com seu curso e dê maior atenção àquilo que será importante para que você atinja seus objetivos.



4. Tenha um hobby criativo

Estudar é importante, mas relaxar é tão importante quanto. Dedicar-se a algo que te faz bem é necessário para a saúde mental. Quando fazemos algo que gostamos, relaxamos nossa mente e nos tornamos menos estressados.

Tocar um instrumento, aprender uma língua nova ou ler um livro são exemplos de atividades que nos ajudarão a relaxar e, ao mesmo tempo, manter ativa a parte do cérebro relacionada à criatividade.

 

5. Incorpore tecnologia nos estudos

Ler é importante, e isso é um fato. No entanto, não podemos desprezar a importância da tecnologia no aprendizado. Uma rápida busca em sites como Youtube ou Netflix poderá resultar em um rico material para estudos.

Busque formas diferentes e inovadoras de absorver o conteúdo e combine dias da semana para fazer um grupo de estudos com seus colegas de classe. Sabe o ditado que diz que duas cabeças pensam melhor do que uma?

Juntos, vocês poderão se auxiliar e conversar sobre a matéria, incorporando estudos e vida social em uma coisa só.

FOTO 3 (6) 

 

6. Faça do lazer uma forma de estudo

Essa dica é complementar a dica acima. Podemos aprender muito ao assistir filmes, indo ao teatro ou visitando museus. Esse tipo de aprendizagem ativa é uma forma interessante de fixar o conteúdo relacionado à matéria.

Combine saídas com seus amigos para conhecer lugares que tratem da matéria que é necessária estudar.

 

7. Mantenha a mente positiva

Já reforçamos a importância de manter o nível de estresse baixo. Mas esse é um item tão essencial para quem deseja atingir o equilíbrio entre estudos e vida social que achamos necessário colocá-lo em forma de tópico.

Dedique um tempo para você e para aqueles que ama. Não negligencie a importância da saúde mental e cuide de sua alimentação.

Sempre que sentir que está faltando balanço entre estudos e vida social, tire um tempo de seu dia para se reorganizar. Dessa forma, verifique como será possível alcançar novamente esse equilíbrio.



Concluindo: dá para equilibrar!

 

Com frequência achamos que estudos e vida social são duas palavras que se repelem. Porém, na verdade, é possível ir bem nos estudos sem ter que se despedir da família, dos amigos e de toda a diversão.

A chave para conseguir esse equilíbrio está em organizar-se e dedicar-se ao momento, procurando eliminar as preocupações e evitar pensar demais, para não correr o risco de ficar ansioso.

Evite distrações quando estiver estudando e você não sentirá a necessidade de recompensar estudando ainda mais. Aproveite o tempo que você passa com seus amigos e família e você não sentirá que tudo o que faz na vida é estudar.

Obedeça seu cronograma de estudos e dedique-se aos seus objetivos e você verá como o equilíbrio entre estudos e vida social será muito mais fácil de ser atingido. Bons estudos e boa diversão!

FOTO 4 (5) 

Sobre

A Agência de Empregos Cebrac tem por finalidade, auxiliar
o candidato a encontrar sua vaga no mercado de trabalho.

Buscar Vagas

Empresas

Acompanhe