Notícias

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias

5 dicas para carreira profissional de sucesso

13 de outubro de 2020

 

5 dicas para carreira profissional de sucesso

 

 

Descubra o que os especialistas recomendam para você conquistar uma carreira profissional de sucesso!

Todo profissional deseja conquistar uma carreira profissional de sucesso. Mas, as pesquisas apontam que menos de 30% das pessoas conseguem.

Por isso, trouxemos algumas estratégias, que, usadas da maneira correta, vão te ajudar a se destacar.

Como conquistar uma carreira profissional de sucesso?

Antes de falarmos das dicas, precisamos definir o que é sucesso. Se você procurar no dicionário, a definição será essa: “resultado positivo após alguma tentativa ou esforço, seja ele profissional, acadêmico ou pessoal”.

Pela definição, você já pode perceber que o conceito de sucesso é algo muito pessoal. Portanto, o primeiro passo para conquistar uma carreira profissional de sucesso é definir o que isso significa para você.

Cuidado para não cair no erro de avaliar o sucesso apenas baseado em critérios externos. Muitas pessoas mensuram o quanto serão bem-sucedidas quando conseguirem o cargo X ou o salário Y. Ou, até mesmo, quando puderem comprar bens materiais desejados.

Esses pontos são importantes, mas, quando falamos de sucesso a longo prazo, ele deve ser avaliado sob um ponto de vista mais amplo. Você também deve considerar as conquistas emocionais relacionadas com seu trabalho.

Por exemplo, para algumas pessoas, isso significa:

  • Reconhecimento

  • Liberdade de horários

  • Viagens internacionais

  • Entre outros.

Para outras, pode ser equilibrar a vida profissional e pessoal, sentir-se diariamente desafiado, morar perto do trabalho ou até trabalhar menos.

Mas vamos seguir para as 5 dicas.

1. Ame o seu trabalho

Steve Jobs revolucionou o design de produtos e levou a Apple ao topo do mundo dos negócios! Segundo ele, isso só foi possível porque era apaixonado pelo que fazia.

Em várias entrevistas, ele afirmava que a única maneira de se sentir realmente satisfeito é fazer um excelente trabalho. E que isso só é possível quando se ama o que faz.

Ele tinha razão. Quando você é apaixonado pelo seu trabalho, terá motivação para se empenhar mais e entregar os melhores resultados.

Isso não significa que não existirão tarefas chatas ou desagradáveis. Isso porque não existe emprego perfeito. A diferença é que você será menos influenciado por elas.

Ao se sentir realizado pelas suas atividades diárias, você se sentirá menos estressado ou conseguirá se recuperar mais rápido nos momentos ruins. Portanto, é essencial amar o seu trabalho, caso você queira uma carreira profissional de sucesso.

2. Tenha metas claras

Brian Tracy, considerado um dos maiores coaches do mundo, fala que um dos passos mais importantes para conquistar uma carreira profissional de sucesso é definir o que deseja.

É necessário delimitar suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

No seu livro mais recente, “O Ciclo do Sucesso”, ele fala que “Metas claras nos livram da lei do acidente, a tendência de que as coisas aconteçam de uma maneira aleatória e imprevisível. Os objetivos fornecem um claro senso de direção (…). As metas nos proporcionam a sensação de poder, propósito e foco”.

Em outras palavras, você precisa fazer um planejamento de carreira para estruturar. Além disso, é necessário organizar os objetivos que você deseja alcançar.

Isso permitirá que você transforme seus sonhos em metas com prazos bem definidos. Assim, você estará criando um caminho a ser percorrido até conquistar uma carreira profissional de sucesso.

3. Desenvolva sua Inteligência Emocional

O psicólogo Daniel Goleman revolucionou a forma como enxergamos o que é inteligência. Em seu livro “Inteligência Emocional”, ele mostrou que não basta ser inteligente intelectualmente para alcançar o sucesso na vida.

Ele comprovou que as emoções têm um papel fundamental em todas as decisões que tomamos. Influencia nossos comportamentos tanto pessoais quanto profissionais.

Segundo ele, possuir inteligência emocional é compreender e gerenciar suas próprias emoções e também a das pessoas a sua volta.

Ao se conscientizar do que realmente está sentindo, você será capaz de entender o significado de cada emoção e como elas poderão afetar o seu desempenho.

Você também irá desenvolver a resiliência, gerenciando imprevistos e não se deixando abater nos momentos difíceis.

Um profissional com esse perfil possui mais chances de alcançar uma carreira profissional de sucesso. Em um mercado cada vez mais competitivo, esse ensinamento se torna essencial.

4. Promova sua Marca Pessoal

Muitos profissionais não sabem trabalhar sua marca pessoal. No entanto, ela é um fator importante para o desenvolvimento da sua carreira profissional de sucesso.

Segundo Daniela Viek, especialista em marca pessoal, todo profissional deve realizar o gerenciamento da sua marca.

Através dela, você conseguirá demonstrar o seu diferencial. E isso pode ser a diferença entre ser o escolhido ou não para um cargo que você deseja.

A especialista afirma que, ao não cuidar da sua marca pessoal, que é o seu maior ativo, você certamente irá se arrepender. Isso porque pode perceber que o que dizem e pensam sobre você não é o que gostaria.

Isso pode impactar no seu posicionamento profissional, fazendo com que muitas oportunidades sejam perdidas.

Muitos profissionais confundem marca pessoal com marketing pessoal. Na verdade, o marketing pessoal são as ações que você realiza para divulgar a sua marca.

A marca pessoal abrange:

  • Personalidade

  • Comportamentos

  • Principais habilidades e competências

  • Valores.

A partir dela, você cria uma imagem na mente das pessoas e elas passam a entender e julgar suas atitudes a partir dessa imagem.

Daí a importância do gerenciamento da sua marca.

Para conquistar sua carreira profissional de sucesso, você precisa cultivar a imagem e reputação de um bom profissional.

Como fazer isso?

Um bom começo é observar o resultado das suas atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho. Você também pode pedir a opinião de amigos e colegas de confiança.

5. Não se acomode

As novas tecnologias trouxeram uma velocidade de mudanças no mercado de trabalho nunca vista antes. Daí a necessidade do profissional em conseguir acompanhar essas mudanças, para não ficar para trás.

Muitos empregos não existirão mais daqui alguns anos, enquanto outros serão criados. Por isso, é necessário se acostumar a viver fora da sua zona de conforto.

Você precisa estar antenado com as tendências e trabalhar para prever os rumos do seu mercado. Somente assim conseguirá se preparar para crescer profissionalmente em um ambiente tão dinâmico.

Não existe fórmula mágica para o sucesso profissional

Mas existe um caminho estratégico que você deve seguir se quiser construir uma carreira profissional de sucesso.

As dicas podem trazer os resultados que você deseja.

E, o mais importante, elas podem permitir que você trabalhe com o que gosta, com brilho no olhar, motivação e inspiração todos os dias.

Sobre

A Agência de Empregos Cebrac tem por finalidade, auxiliar
o candidato a encontrar sua vaga no mercado de trabalho.

Buscar Vagas

Empresas

Acompanhe